quarta-feira, 11 de junho de 2008

A SITUAÇÃO DA CLASSE OPERARIA DO BRASIL HOJE.




O surgimento da classe operária, remonta a revolução industrial, pondo fim nas ações civis e dando inicio as relações trabalhistas, onde o trabalhador vende sua força de trabalho para sobreviver.
No inicio das relações trabalhistas houve muitos abusos por parte dos patrões. Os trabalhadores não tinham nenhum tipo de descanso, eram obrigados a trabalhar em locais horríveis, sem higiene, tinham uma carga horária longa e ainda ganhavam menos do que deveriam. É a partir daí que estes operários se organizam em sindicatos, passam a fazer greves e lutam contra a ganância dos empresários.
Hoje se pode dizer que esta situação mudou muito, pois os sindicatos crescem e ganharam força para lutar juntos com os trabalhadores por melhores condições de trabalho. Os sindicatos hoje fazem a intermediação, entre patrões e empregados, garantindo que os direitos dos trabalhadores sejam cumpridos.

Um comentário:

Tiago Losso disse...

Notas sobre o post

- O título do post não indica o que será discutido: não é mencionada a situação da classe operária no Brasil;

- A recuperação das condições de trabalho no início da industrialização é bem feita;

- A importância e função da organização dos trabalhadores é bem exposta;

- Sinto a falta de uma reflexão mais "aprofundada" sobre o tema, que poderia ser obtida através de um estudo detalhado dos artigos indicados em sala;